Sistema Integrado de Gestão e Garantia da Qualidade - SIGGQ

O Sistema Integrado de Gestão e Garantia da Qualidade (SIGGQ) visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo IPS, em particular no que se refere à oferta formativa e às atividades de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia.
Considerando o definido na Política e no Manual da Qualidade, o SIGGQ segue uma abordagem por processos e inclui uma estrutura ajustada ao contexto organizacional, que identifica as responsabilidades dos órgãos e serviços, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos/as estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia da qualidade.
Esta estrutura compreende uma Unidade de Coordenação, que articula a monitorização e a avaliação global do sistema com a Unidade de Melhoria Contínua do SIGGQ. O sistema inclui igualmente 6 unidades de melhoria contínua locais (nas 5 Escolas e nos Serviços de Ação Social), existindo igualmente Unidades de Gestão Científica e Pedagógica dos Ciclos de Estudos (Comissões de Acompanhamento e Avaliação), em cada uma das Escolas. O SIGGQ, cujo responsável máximo é a Presidente do IPS, tem como principal objetivo a implementação de práticas e procedimentos que garantam que as atividades com impacto na qualidade decorram de forma otimizada, conforme supra descrito.