Bolsas de Estudo

Todos os anos, os SAS/IPS atribuem bolsas de estudo a fundo perdido, que visam contribuir para financiar as despesas inerentes à frequência do ensino superior dos estudantes carenciados (propina, alojamento, alimentação, transporte ou material escolar).

Caso pretenda renovar a bolsa de estudo que lhe foi atribuída em 2019/2020, tome boa nota da seguinte informação:
 
·    É preferível efetuar a candidatura a bolsa de estudo quando tiver a certeza de que dispõe de toda a informação que lhe for solicitada.

·    Antes de submeter as informações relacionadas com o aproveitamento escolar e o rendimento do agregado familiar no ano de 2018 deverá confirmá-las cabalmente. Caso declare incorretamente, de forma voluntária ou involuntária, qualquer dados relativo a estes dois critérios, poderá receber uma sanção no decurso do ano letivo.

·      Utilize o email, o contacto telefónico e a consulta de informação no site dos SAS/IPS (designadamente as FAQ) para esclarecer dúvidas em relação às questões colocadas na candidatura.

Requisitos

Para beneficiar de bolsa de estudo, os estudantes têm de cumprir alguns requisitos designadamente:

• Estar matriculado (ou pretender matricular-se) numa das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Setúbal NOTA: os candidatos ao ensino superior deverão submeter a sua candidatura a bolsa de estudo em simultâneo com a candidatura de acesso ao ensino superior;

• Ter obtido aproveitamento escolar mínimo e cumprir a condição n+1 ou n+2 ;

• Ter uma situação económica carenciada;

• Ter a situação contributiva e tributária regularizada (apenas o candidato) e património mobiliário inferior a 100 mil Euros (no conjunto do agregado familiar);

• Não ser titular do grau académico no âmbito do qual se candidata à bolsa de estudo;

• Satisfazer diversas condições de nacionalidade.

Esta listagem de requisitos não dispensa a consulta da legislação em vigor.

Procedimentos

Os estudantes que pretendem candidatar-se a bolsa de estudo e que ainda não possuem credenciais do BeOn, deverão fazer download do formulário de candidatura, preenchê-lo integralmente e remetê-lo para bolsa.estudo@sas.ips.pt

Após validação dos dados indicados, será enviada a credencial de acesso para o seu telemóvel, podendo assim aceder à plataforma online e efetuar a candidatura.

Se já dispõe de credenciais de acesso aceda à plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Prazos de Candidatura

Todos os estudantes poderão apresentar a sua candidatura:

• entre 25 de junho e 30 de setembro de cada ano;

• nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

• entre 01 de outubro e 31 de maio de cada ano, sendo neste caso o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional aos meses que medeiam o mês seguinte à submissão do requerimento e o final do ano letivo;

NOTA:

a) os estudantes que pretendam ingressar no IPS no 1º ano pela 1ª vez deverão apresentar a sua candidatura em simultâneo com o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

b) ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro, o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

Arquivos Relacionados:

Formulário de Candidatura
Declaração de Honra (Recurso a poupanças ou ajuda de terceiros)
Declaração de Honra (Actividade Profissional - Doméstica)
Declaração de Honra (Rendimento não declarado em IRS)