Bolsas de Estudo

Todos os anos, os SAS/IPS atribuem bolsas de estudo a fundo perdido, que visam contribuir para financiar as despesas inerentes à frequência do ensino superior dos estudantes carenciados (propina, alojamento, alimentação, transporte ou material escolar).

Caso pretenda renovar a bolsa de estudo que lhe foi atribuída em 2016/2017, e na sequência das alterações legislativas constantes no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo no mês de junho, tome boa nota da seguinte informação:
 
·      As candidaturas a bolsa de estudo decorrem, dentro do prazo, até 30 de setembro e, fora do prazo, até 31 de maio. É preferível efetuar a candidatura a bolsa de estudo quando tiver a certeza de que dispõe de toda a informação que lhe for solicitada.

·      Antes de submeter as informações relacionadas com o aproveitamento escolar e o rendimento do agregado familiar no ano de 2016 deverá confirmá-las cabalmente. Caso declare incorretamente, de forma voluntária ou involuntária, qualquer dados relativo a estes dois critérios, poderá receber uma sanção no decurso do ano letivo.

·      Utilize o email, o contacto telefónico e a consulta de informação no site da DGES (designadamente as FAQ) para esclarecer dúvidas em relação às questões colocadas na candidatura.

Requisitos

Para beneficiar de bolsa de estudo, os estudantes têm de cumprir alguns requisitos designadamente:

• Estar matriculado (ou pretender matricular-se) numa das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Setúbal NOTA: os candidatos ao ensino superior deverão submeter a sua candidatura a bolsa de estudo em simultâneo com a candidatura de acesso ao ensino superior;

• Ter obtido aproveitamento escolar mínimo e cumprir a condição n+1 ou n+2 ;

• Ter uma situação económica carenciada;

• Ter a situação contributiva e tributária regularizada (apenas o candidato) e património mobiliário inferior a 100 mil Euros (no conjunto do agregado familiar);

• Não ser titular do grau académico no âmbito do qual se candidata à bolsa de estudo;

• Satisfazer diversas condições de nacionalidade.

Esta listagem de requisitos não dispensa a consulta da legislação em vigor.

Procedimentos

Os estudantes que pretendem candidatar-se a bolsa de estudo e que ainda não possuem credenciais do BeOn, deverão fazer download do formulário de candidatura, preenchê-lo integralmente e remetê-lo para bolsa.estudo@sas.ips.pt

Após validação dos dados indicados, será enviada a credencial de acesso para o seu telemóvel, podendo assim aceder à plataforma online e efetuar a candidatura.

Se já dispõe de credenciais de acesso aceda à plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Prazos de Candidatura

Todos os estudantes poderão apresentar a sua candidatura:

• entre 25 de junho e 30 de setembro de cada ano;

• nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

• entre 01 de outubro e 31 de maio de cada ano, sendo neste caso o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional aos meses que medeiam o mês seguinte à submissão do requerimento e o final do ano letivo;

NOTA:

a) os estudantes que pretendam ingressar no IPS no 1º ano pela 1ª vez deverão apresentar a sua candidatura em simultâneo com o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

b) ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro, o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

Arquivos Relacionados

Formulário de Candidatura

Declaração de Honra (Recurso a poupanças ou ajuda de terceiros)

Declaração de Honra (Actividade Profissional - Doméstica)

Declaração de Honra (Rendimento não declarado em IRS)