Alojamento

Moradias do Bairro de Santa Bárbara (Barreiro)

Por circunstâncias alheias à vontade dos SAS/IPS, esta opção de alojamento no Barreiro deixou de estar disponível, pelo que os estudantes da EST Barreiro, para efeitos de alojamento, deverão candidatar-se à Residência de Estudantes de Santiago, em Setúbal.

Residência de Estudantes Santiago

Os SAS/IPS dispõem de uma Residência de Estudantes que se destina, prioritariamente, a alojar os estudantes deslocados que frequentam as Escolas Superiores do IPS e que visa proporcionar alojamento de qualidade, durante o período em que decorrem as atividades letivas (setembro a julho).

Situada nas Manteigadas, a 2 km do Campus do IPS e a 5 km do centro da cidade de Setúbal, a Residência de Estudantes de Santiago, em condições regulares de funcionamento, tem capacidade para alojar 294 alunos (em quartos duplos, individuais e adaptados para estudantes portadores de deficiências físicas) num ambiente agradável e de saudável convivência, tolerância e respeito mútuo, proporcionando a todos os residentes as melhores condições de estudo.

Oferecendo um vasto conjunto de facilidades, a Residência de Estudantes de Santiago constitui um dos meios através dos quais os SAS/IPS contribuem para facilitar a integração dos estudantes e o respetivo sucesso escolar:

  • Receção e segurança 24 horas por dia;
  • Sala equipada com televisão e videogravadores;
  • Bar equipado com jogos de tabuleiro e matraquilhos e self-service de refrigerantes, bebidas quentes, chocolates e bolos;
  • Salas de estudo e de informática;
  • Serviço de lavandaria (roupa de cama e atoalhados) e de limpeza (espaços comuns e WC);
  • Cozinhas totalmente equipadas;
  • Aquecimento central;
  • Espaço exterior iluminado e ajardinado;
  • Campo de ténis e futsal;
  • Parqueamento privado;
  • Sistema de fechaduras eletrónicas nos quartos e cozinhas;
  • Televisão por cabo.
  • Acesso à internet (eduroam) garantida a 100% nas áreas comuns, sejam: salas de estudo, salas de convívio, biblioteca e bar. O acesso à internet existente nos quartos é limitado, não sendo possível, neste momento, garantir o acesso à mesma em todos os quartos. Mais informações no Sector de Alojamento dos SAS/IPS;

Considerando o levantamento da maioria das restrições impostas pela DGS/DGES relativamente às condições de alojamento em Residência de Estudantes, no ano letivo 2022-2023, será reposta a lotação normal da RESAS, permanecendo reservados quatro quartos destinados a eventuais necessidades de isolamento.

Requisitos

Estar inscrito e matriculado numa das Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal;

As candidaturas deverão ser formalizadas através do preenchimento online do Formulário Geral de Candidatura a Alojamento, disponibilizado neste portal.

Caso, à data da entrega da candidatura, o/a candidato/a não disponha ainda de comprovativo de matrícula, deverá anexar ao formulário de candidatura requerimento fundamentado, solicitando a junção do documento à posteriori.

Todas as informações relativas aos critérios de elegibilidade e prioridades na admissão encontram-se descritas, com mais pormenor, no Regulamento da Residência de Estudantes de Santiago (PDF | 249Kb) (Residence Regulations English version here (PDF | 171Kb)).

Candidaturas

De modo a salvaguardar o respeito pelas prioridades estabelecidas no Regulamento da Residência de Estudantes de Santiago (PDF | 249Kb), o procedimento de candidatura a alojamento no ano letivo 2022_2023, seguirá o procedimento já adotado em anos anteriores, mantendo-se duas fases de candidatura:

Prazos, Vagas e Destinatários

1ª Fase de Candidaturas:

Prazo: de 8 de julho a 31 de julho.

Destinatários: Estudantes IPS no ano letivo 2021/2022 (residentes e não residentes); Estudantes a frequentar as Escolas Superiores do IPS integrados em projetos e programas de mobilidade com carácter comunitário ou extracomunitário, em situação de extensão de mobilidade e que tenham sido residentes no ano letivo 2021/2022.

Vagas: Para efeitos de cumprimento das prioridades definidas em sede de regulamento da RESAS, serão preenchidas, nesta 1ª fase, 200 vagas. Caso o número de candidatos elegíveis seja superior, poderá ser alargado o número de vagas disponíveis, por decisão do CAS, até ao limite de 260 camas, no sentido de preservar as quotas reservadas aos estudantes bolseiros de 1.º ano/1.ª vez e aos estudantes em mobilidade.

Divulgação de Resultados: Dia 10 de agosto (os candidatos a quem for concedido alojamento serão informados por email).

2.ª Fase de Candidaturas: A partir de 12 de setembro

Prazo: A partir de 12 de setembro

Destinatários: Estudantes que ingressam no IPS pela 1ª vez; Estudantes a frequentar as Escolas Superiores do IPS integrados em projetos e programas de mobilidade com carácter comunitário ou extracomunitário pela 1ª vez ou em situação de extensão de mobilidade (não residentes no ano letivo 2021/2022).

Os estudantes que ingressam no IPS pela 1ª vez, deverão formalizar a sua candidatura preenchendo o formulário disponível aqui

Os estudantes a frequentar as Escolas Superiores do IPS integrados em projetos e programas de mobilidade com carácter comunitário ou extracomunitário pela 1ª vez ou em situação de extensão de mobilidade (não residentes no ano letivo 2021/2022) deverão formalizar a sua candidatura preenchendo o requerimento disponível aqui e remetendo preenchido para alojamentonull@sas.ips.pt

Vagas: As vagas disponibilizadas a concurso nesta 2ª fase serão as que resultarem da diferença entre o número total de vagas na Residência e o número de residentes colocados na 1ª fase de candidaturas.

Divulgação de Resultados: As colocações serão efetuadas de acordo com as vagas disponíveis e em respeito pelas prioridades estabelecidas no respetivo regulamento. Os resultados da candidatura serão individualmente comunicados aos candidatos por e-mail, à medida da possibilidade de colocação. Os estudantes que não integrem qualquer uma das prioridades definidas, deverão aguardar pelos resultados da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, exceto se o número de vagas disponível após atribuição de alojamento aos estudantes prioritários colocados no âmbito da 1.ª fase, permitir alojar estudantes não prioritários sem colocar em risco o respeito pelas prioridades definidas.

Normas Gerais Aplicáveis ao Ano Letivo 2022/2023

  • Para efeitos de seriação, e em conformidade com o Regulamento da Residência de Estudantes de Santiago, no ano letivo 2022/2023, deverão ser respeitadas as prioridades definidas no mesmo documento, sendo atribuída prioridade absoluta aos estudantes bolseiros deslocados;
  • Havendo possibilidade de colocação de estudantes não bolseiros deslocados, para efeitos de seriação, deverá ser dada prioridade a estudantes que tenham beneficiado de outros apoios sociais atribuídos pelo IPS no presente ano letivo, designadamente no âmbito do programa Unidos@IPS (incluindo Bolsas Rovensa);
  • Os candidatos não colocados na 1ª fase do processo de candidatura a alojamento, transitam automaticamente para a 2.ª fase, a não ser que expressamente apresentem, junto dos SAS/IPS, a desistência da respetiva candidatura;
  • Os candidatos aos quais não seja possível atribuir alojamento, em qualquer uma das fases, de acordo com as vagas disponíveis e os critérios de prioridade definidos, ficarão em lista de espera e serão colocados, conforme disponibilidade, nos termos do n.º 4, do artigo 4.º da RESAS;
  • Para além dos prazos de candidatura definidos, os estudantes poderão a todo o tempo apresentar candidatura a alojamento, sendo a respetiva colocação sempre condicionada à existência de vagas;
  • Não serão admitidas candidaturas por parte de estudantes com dívida de alojamento, sendo as mesmas liminarmente rejeitadas, conforme resulta do regulamento aplicável.

Santiago Students' Residence

The SAS/IPS has a Student Residence which is primarily intended to accommodate displaced students attending IPS Higher Education Schools and aims to provide quality accommodation during the period of school activities (September to July).

Located in Manteigadas, 2 km from the IPS Campus and 5 km from the city center of Setúbal, the Santiago Students' Residence, under regular operation conditions, has the capacity to accommodate 294 students (in double, single and adapted rooms for students with physical disabilities) in a pleasant environment and healthy coexistence, tolerance and mutual respect, providing all residents the best study conditions.

Offering a wide range of facilities, the Santiago Students' Residence is one of the means by which the SAS/IPS contributes to facilitate the integration of students and their academic success:

  • 24-hour reception and security;
  • Living room equipped with television and video recorders;
  • Bar equipped with board games and table football and self-service of soft drinks, hot drinks, chocolates and cakes;
  • Study and computer rooms;
  • Laundry service (bed linen and towels) and cleaning (common areas and WC);
  • Fully equipped kitchens;
  • Central heating;
  • Lighted and landscaped outdoor space;
  • Tennis and futsal court;
  • Private parking;
  • Electronic locking system in bedrooms and kitchens;
  • Cable television.
  • Internet access (eduroam) 100% guaranteed in the common areas, such as: study rooms, common rooms, library and bar. Internet access in the rooms is limited and it is not possible, at this time, to guarantee access in all rooms. More information at the SAS/IPS Accommodation Sector;

Requirements

To be registered and enrolled in one of the Schools of the Polytechnic Institute of Setúbal;

Applications must be made by filling out the online General Application Form for Accommodation, which will soon be available on this web page.

If, on the date of submission of the application, the candidate does not have proof of enrollment, he/she must attach a reasoned request to the application form, requesting the document to be attached later.

All the information regarding eligibility criteria and admission priorities are described in more detail in the Santiago Student Residence Regulations (PDF | 249Kb) (Residence Regulations English version here (PDF | 171Kb)).

Applications

In order to safeguard the respect for the priorities established in the Regulations of the Student Residence in Santiago (PDF | 249Kb), the application procedure for accommodation in the academic year 2022_2023 will follow the procedure already adopted in previous years, maintaining two stages of application:

Deadlines, Vacancies and Target

1st Application Stage:

Deadline: from 8 July to 31 July

Target: IPS students in the academic year 2021/2022 (residents and non-residents); Students attending the IPS Higher Schools integrated in mobility projects and programs with community or extra-community character, in a mobility extension situation and who have been residents in the academic year 2021/2022.

Availability: In order to comply with the priorities defined in the regulations of RESAS, 200 places will be filled in this first phase. If the number of eligible candidates is higher, the number of available places may be extended, by decision of the CAS, up to a limit of 260 beds, in order to preserve the defined priority places reserved for 1st year/1st time scholarship students and mobility students.

Results Announcement: August, 10.

2nd Application Stage:

Deadline: From September 12

Deadline: September 12th onwards

Target: Students who are entering IPS for the 1st time; Students attending the Higher Schools of IPS integrated in projects and mobility programs with community or extra-community character for the 1st time or in situation of mobility extension (non-residents in the academic year 2021/2022).

Students who are entering IPS for the 1st time can apply here.

Students attending the Higher Schools of IPS integrated in projects and mobility programs with community or extra-community character for the 1st time or in situation of mobility extension (non-residents in the academic year 2021/2022), can apply by filling the requirement soon available here an sending it to alojamentonull@sas.ips.pt

Availability: The places available in this 2nd stage will be those resulting from the difference between the total number of vacancies in the Residence and the number of residents placed in the 1st stage of applications.

Announcement of Results: Placements will be made according to the vacancies available and in respect of the priorities established in the respective regulations. The results of the application will be individually communicated to the candidates by email, according to the possibility of placement. Students who do not integrate any of the defined priorities should wait for the results of the 2nd stage of the National Access Competition, except if the number of available places after allocation of accommodation to priority students placed under the 1st stage, allows accommodating non-priority students without affecting the respect for the defined priorities.

General Rules Applicable to the Academic Year 2021/2022

  • For seriation purposes and in accordance with the Regulations of the Students' Residence in Santiago, in the academic year 2022/2023, the priorities defined in the same document must be respected;
  • If there is the possibility of placing displaced students with non-grant, for seriation purposes, priority will be given to students who have benefited from other social support granted by IPS in the current academic year, namely under the scope of the Unidosnull@IPS programme (including Rovensa Grants);
  • Candidates not placed in the 1st stage of the application process for accommodation automatically move on to the 2nd stage, unless they expressly present, to the SAS/IPS, the withdrawal of their application;
  • The applicants to whom it is not possible to allocate accommodation, in any of the phases, according to the available places and the priority criteria defined, will be placed on a waiting list and will be placed, according to availability, under the terms of no. 4 of article 4 of RESAS;
  • Apart from the application deadlines defined, students may at any time present an application for accommodation, and the respective placement is always subject to the existence of places;
  • Applications from students who are in debt for accommodation will not be accepted and will be preliminarily rejected, in accordance with the applicable regulations.

Comissão de Residentes

A Comissão de Residentes é a estrutura que representa todos os residentes junto dos SAS/IPS, sendo constituída por 7 residentes, dos quais 3 obrigatoriamente bolseiros. A Comissão de Residentes é eleita pelos seus pares, por voto secreto sendo o seu mandato anual.

De entre as suas competências, destacam-se as seguintes:

  • contribuir para a resolução de conflitos entre residentes através de ações concretas;
  • apurar os responsáveis por danos materiais, efetuando a participação aos SAS/IPS;
  • participar nas reuniões mensais com os SAS/IPS, de modo a intervir ativamente na análise dos problemas de interesse geral que possam alterar ou afetar as condições normais de alojamento;
  • propor e desenvolver iniciativas no sentido de manter a Residência de Estudantes nas condições mais adequadas à sua utilização e estimular um saudável convívio e camaradagem entre os residentes, podendo para isso recorrer aos apoios de entidades públicas e privadas;
  • acolher e encaminhar os estudantes dos projetos e programas de carácter comunitário e extracomunitário;
  • pronunciar-se em todas as questões de natureza disciplinar que possam ocorrer.

Perfil Facebook

Visite o perfil facebook da Comissão de Residentes.

Preçário Ano Letivo 2022/2023

Alojamento Preço
Mensalidade  
Bolseiro* €77,56
Não Bolseiro** €125,00
Quizena***  
Bolseiro* €39,00
Não Bolseiro** €75,00
Semana***  
Bolseiro* €20,00
Não Bolseiro** €45,00
Não Estudante/Dia  
Até 5 dias €35,00
6 a 8 dias €30,00
A partir de 9 dias e mês completo €205,00
Suplemento Quarto Individual (acresce ao valor de qualquer estadia)  
Blocos A e C €8,00
Bloco D €16,00
Emissão de Credencial de Alojamento  
1ª Credencial Grátis
2ª Credencial e Restantes €15,00
Emissão de 2ª via do cartão de acesso aos quartos e cozinhas/chave de armário de cozinha aos quartos e cozinhas  
Por Emissão €5,00
Notas  
* Aplicável também a estudantes beneficiários da 1ª medida do PAAS/IPS (escalão 20% - propina reduzida) e estudantes portadores de grau de incapacidade bolseiros da Direcção-Geral do Ensino Superior  
** Aplicável também a estudantes exteriores que se encontrem a participar em atividades de índole académica organizadas pelo IPS