Clube Desportivo

O Clube Desportivo IPS funciona no Campus de Setúbal e está aberto a toda a comunidade (interna e externa) de setembro a julho, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 24h00.

Para além da organização pontual de torneios de modalidades coletivas e do apoio à competição externa, a cargo da Associação Académica do IPS, o Clube Desportivo IPS disponibiliza um conjunto alargado de modalidades (todas com acompanhamento por monitores especializados).

Inscrições

As inscrições realizam-se no Clube Desportivo IPS, durante todo o horário de funcionamento (com exceção do encerramento da secretaria entre as 13h00 e as 14h30), sendo apenas necessário dirigir-se às instalações, munido de uma fotografia tipo passe e dos dados identificativos.

No prazo máximo de 5 dias úteis ser-lhe-á entregue o cartão de membro.

Consulte o Preçário do Clube Desportivo IPS 2017/2018
Preçário do aluguer do Pavilhão Gimnodesportivo 2017/2018

Consulte o horário das aulas de grupo do Clube Desportivo IPS 2017/2018

NOTAS:

- A galeria de cardio-fitness e a sala de musculação funcionam durante todo o período de funcionamento do Clube Desportivo IPS, contando com a presença de um técnico no seguinte horário: todas as segundas e quartas-feiras das 10h00 às 13h00 e das 17h00 às 20h00 e todas as terças-feiras e quintas-feiras das 17h00 às 20h00;

- Atividade livre de shooting basquetebol: quartas-feiras das 16h00 às 17h00 e quintas-feiras das 14h00 às 15h00;

- Atividade livre de ténis de mesa: segundas-feiras das 16h00 às 17h00 e sextas-feiras das 17h00 às 18h00.

Modalidades 2017/2018

- Yoga (aulas de 60 minutos): o Yoga proporciona um desenvolvimento excecional com exercícios físicos, musculares, articulares, antigraviticos e de controlo do movimento; energéticos, de combate ao stress e de reforço imunitário, de relaxamento, sonoros; emocionais, de controlo endócrino/hormonal, de controlo do sistema nervoso autónomo, de estímulo artístico, de abstracção, de concentração e de intensa meditação.

 - Pilates (aulas de 45 e 60 minutos): Aula composta por exercícios alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força dos músculos do tronco que a par da melhoria da estabilidade pélvica e lombar contribuem para uma melhor postura.

- GAP (aula de 45 minutos): A aula de GAP é uma aula de ginástica localizada em que se trabalham os músculos Glúteos, Abdominais e das Pernas, recorrendo a diferentes formas de exercício que visam a melhoria da resistência geral, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, força e flexibilidade.

- Step (aula de 45 minutos): É uma aula de treino cardiovascular motivante que desenvolve fundamentalmente os membros inferiores, promovendo ainda a coordenação psicomotora. Tem grandes vantagens a nível cardiorespiratório.

- Localizada (aula de 45 minutos): A ginástica localizada é uma actividade de grupo, na qual, ao ritmo da música, são efectuados exercícios destinados ao aumento do tónus, resistência e flexibilidade musculares, melhorando a coordenação neuro-muscular, descontracção e equilíbrio, bem como da postura.

- Lift (aula de 45 minutos): A aula de Lift utiliza barras e pesos e é coreografada ao som de diversas musicas, visando o desenvolvimento de força, resistência muscular, ajudando também na correcção postural

- Jump (aula de 45 minutos): É uma aula em que salta, dança e ouve música enquanto se pratica desporto e onde se realizam movimentos muito dinâmicos e divertidos através da utilização do mini-trampolim. Aumenta a resistência geral e força muscular dos membros inferiores.

- Zumba (aula de 45 minutos): Aula de fitness, muito divertida, que surge inspirada principalmente pela Dança Latina. Através da combinação de passos simples treina a resistência e queima calorias. Na rotina das aulas são incorporados vários estilos, como merengue, mambo, salsa, flamenco, rumba, entre outros.

- Samba Fitness (aula de 45 minutos): É uma modalidade de treino físico que combina samba com fitness, treino localizado e equilíbrio mental. As aprendizagens e o treino acontecem de forma descontraída. As aulas são recomendadas para quem quer aprender a sambar de uma forma diferente, com alegria e eliminando calorias ao ritmo do samba.

- FitMix (aula de 45 minutos): A aula de Fitness é divida em 3 tipos de treino diferenciado: Treino cardiovascular, Treino localizado e,  Alongamentos / Postura/ Relaxamento (15 min, Cardio; 15 min, localizada; 15 minutos relaxamento)

- Fit4Free (aula de 45 minutos): É a aula ideal para quem inicia a prática desportiva regular. Desenvolve a condição física geral, num treino realizado em circuito ou por estações, muito variado e motivante

- Spinning (aula de 45 minutos): O Spinning é um programa de treino cardiovascular, sem competição, que respeita a individualidade e aptidão física do praticante, sendo realizado com uma bicicleta estacionária, comandado por um técnico especializado e com música ambiente

- Cross Training (aula de 60 minutos): É um programa de treino de força e condição física geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados, enquadram-se em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e treino metabólico, ou cardio.

- HIIT (aula de 45 minutos): é um treino de elevada intensidade e resistência progressiva, caracterizado por um alto nível de esforço e exercícios de curta duração.

- Core (aula de 30 minutos): As aulas de core visam essencialmente o desenvolvimento da força e resistência da zona média do corpo – musculatura abdominal.

- Power ABS (aula de 30 minutos): O power ABS visa essencialmente o treino da zona média do corpo (musculatura abdominal) através de exercícios acompanhados por música ritmada.

- TFS (aula de 30 minutos): O Treino Funcional em Suspensão baseia-se no treino de força e da propriocepção, recrutando as principais estruturas "core" e promovendo a estabilização das articulações em todos os exercícios, independentemente da condição física de base do seu praticante.

Este sistema transforma o peso do corpo do utilizador numa resistência variável, não sendo necessários pesos adicionais. Permite melhorar a força, a resistência, o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade, contribuindo para uma melhoria da composição corporal.

- Tabata (aula de 30 minutos): Tabata é um método de treino de alta intensidade que melhora o sistema aeróbio, aumentando também as capacidades anaeróbias. Cada exercício tem uma duração de apenas 4 minutos, sendo realizado com séries de 20 segundos com 10 segundos de descanso

- Cardio-fitness: O Cardio-Fitness visa a realização de exercícios físicos em máquinas/equipamentos estáticos, garantindo um elevado nível de segurança. Adequado a todo o tipo de praticantes, constitui-se como um meio muito eficaz na obtenção de objetivos de saúde e condição física.

- Musculação: O treino da força, vulgarmente conhecido por musculação, procura desenvolver os músculos esqueléticos. Em função dos objetivos definidos e métodos de treino adotados, o objetivo é obter-se  efeitos ao nível do volume ou resistência muscular, garantindo ainda a melhoria da postura e mobilidade dos seus praticantes.

- Voleibol (treino de 90 minutos): a prática de voleibol decorre em simultâneo com os treinos das equipas da modalidade que competem nos campeonatos universitários.

- Ténis de mesa: prática autónoma da modalidade

- Basquetebol: prática autónoma de shooting